Opinião
Lições de Brumadinho .
.

Considerado uma das maiores tragédias socioambientais do Brasil, o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), que deixou 272 mortos e um rastro de lama de rejeitos de minério de ferro ao longo do rio Paraopeba, completou cinco anos ontem. O processo que investigou as responsabilidades corre na Justiça e ainda não há data para o julgamento.
O acidente deixou à mostra a situação de insegurança hídrica do Brasil e a necessidade de rever a legislação, melhorar a fiscalização e endurecer as obrigações e as penalidades para as empresas. Ao mesmo tempo, também serviu para alertar o poder público e a sociedade de que é fundamental monitorar as situações de risco, a fim de prevenir desastres de grandes proporções.
Essas ações poderiam ter evitado, por exemplo, o drama de milhares de famílias de cinco bairros de Maceió que tiveram de deixar suas casas por causa das atividades de mineração, que provocaram afundamento de solo e rachadura nos imóveis. Em todos os casos, é preciso reduzir os riscos de desastres, proteger a vida, o meio ambiente e o patrimônio das pessoas.