Opinião
Agenda transversal .
.

O governo federal lançou, esta semana, a Agenda Transversal Ambiental (ATA), documento que reúne as metas, entregas e medidas institucionais da área ambiental que compõem o Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.
Pela primeira vez, o PPA foi formulado prevendo as chamadas agendas transversais, ou seja, medidas previstas nas ações de vários ministérios. São cinco agendas transversais: crianças e adolescentes; mulheres; igualdade racial; povos indígenas; e meio ambiente.
A ATA é a mais abrangente de todas e está presente em 50 dos 88 programas do PPA. Além disso, conta com 113 objetivos específicos, 372 entregas e 150 medidas institucionais e normativas, nos níveis estratégico, tático e gerencial.
A medida marca um passo importante na luta contra as mudanças climáticas e em favor da proteção ambiental no Brasil. Integrada ao Plano Plurianual, a agenda representa uma nova visão de política ambiental, incorporando a sustentabilidade em diversos setores da administração pública e não apenas como algo setorial. É um grande avanço.