app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5656
Opinião

Desafio demográfico .

EDITORIAL

Por Editorial | Edição do dia 30/01/2024 - Matéria atualizada em 30/01/2024 às 04h00

Estimativas do IBGE apontam que, em 2030, haverá mais brasileiros com idade superior a 60 anos do que crianças. Atualmente, dos 203 milhões de habitantes registrados pelo Censo 2022 pouco mais de 15% desse total corresponde à parcela de idosos, ou cerca de 32 milhões de pessoas.

Esses números representam um grande desafio para o País, porque exigem políticas públicas específicas para garantir uma melhor qualidade de vida a essa faixa da população.

Nesse aspecto, o Brasil possui uma legislação avançada desde 2003, quando entrou em vigor a Lei 10.741, que instituiu o Estatuto do Idoso. A iniciativa trouxe, de forma inédita, princípios da proteção integral e da prioridade absoluta às pessoas com mais de 60 anos e regulou direitos específicos para essa população. O estatuto também aumentou o conhecimento e a percepção dos idosos sobre seus direitos.

O envelhecimento da população não pode nunca ser visto como um fato isolado ou de pouca importância, pois tem inúmeros reflexos na vida social e econômica, na previdência social, na área da saúde e também na composição e organização das famílias. Tudo isso exige que o País se prepare adequadamente..

Mais matérias
desta edição