app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5656
Opinião

Dinamismo .

.

Por Editorial | Edição do dia 03/02/2024 - Matéria atualizada em 03/02/2024 às 04h00

Dinamismo

Pesquisa feita pelo Sebrae, com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontou que as micro e pequenas empresas responderam por oito em cada dez empregos criados na economia em 2023. Esse é o terceiro ano seguido que esse segmento é responsável pela maior parcela na geração de novos postos de trabalho no País.

Os pequenos negócios fazem parte do cotidiano da população e incluem uma infinidade de produtos e serviços em várias áreas. Sua capilaridade e a necessidade de gerar mais dinâmica à economia faz com que eles estejam presentes desde os pequenos municípios até os diversos bairros das grandes metrópoles. Por isso, são capazes de absorver a mão de obra mais facilmente, inclusive dos profissionais e trabalhadores que têm dificuldade de se encaixar no mercado.

Por sua importância para a economia e a geração de emprego, é preciso que o setor seja olhado de forma diferenciada pelo poder público, que deve aumentar a disponibilidade de crédito, reduzir a burocracia e o custo, com uma tributação diferenciada..

Mais matérias
desta edição