app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5656
Opinião

A pausa que faz bem .

.

Por MILTON HÊNIO - médico e membro do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello | Edição do dia 03/02/2024 - Matéria atualizada em 03/02/2024 às 04h00

Nas atividades de nossa vida diária, o nosso organismo fica às vezes cansado ao longo do dia. É que no mundo moderno a velocidade tornou-se uma rotina e o homem transformou-se num ser angustiado para resolver os seus problemas. O mundo vai mudando a cada ano. Conflitos nas ruas com um trânsito enlouquecido, violência, drogas, desajustes familiares, enfim, o ser humano corre demais sem ter tempo suficiente para um relaxamento. Resultado: a tensão vai se acumulando e chega um momento em que você fica realmente exausto.

Eliminar o estresse é difícil. Cada um tem seus problemas e o seu temperamento, mas vai poder diminui-lo bastante se souber encontrar pessoas boas, relaxar, escutar uma boa música, conviver com a natureza, ter momentos de silêncio, ocupar o tempo que lhe sobra com coisas que lhe traga prazer. O grande escritor Dostoievski costumava dizer: “O segredo da existência humana consiste não apenas em viver, mas também construir um motivo para viver”. Relembro: É só procurar ocupar direito o seu tempo com coisas e pessoas que lhe traga prazer. São momentos grandiosos e que promovem um bem-estar imenso ao seu organismo. O mundo só será feliz no dia em que o ser humano se conscientizar de que a vida é uma passagem e que cada dia é menos um dia em sua vida. Saiba, portanto, aproveitar o momento presente. A vitória é consequência de uma atitude positiva diante da vida. Assumir os seus sonhos, ter paciência e querer bem as pessoas que ajudam você a viver, é essencial na vida. A paz é conquistada passo a passo, com boa vontade, confiança e o pensamento de fazer sempre o melhor. Enquanto se está alegre, se está feliz. Cada um tem no caminho da vida a sua história para contar. Felizes são aqueles que têm desejos verdadeiros e pessoas amigas para compartilhar de sua caminhada. Para o nosso organismo funcionar bem é absolutamente necessário que tenhamos paz interior. A vida é um desafio. Devemos estudar a dimensão desse desafio que nos é oferecido todos os dias: o de sabermos viver a vida com alegria e sermos instrumento de paz num mundo conturbado por todos os lados.

Assim, caro amigo e leitor, devemos viver afastando as causas estressantes que promovem danos ao nosso organismo e pedir a Deus: “Senhor, dá-me a serenidade para suportar as coisas que eu não posso mudar”.

Mais matérias
desta edição