loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 14/07/2025 | Ano | Nº 6009
Maceió, AL
22° Tempo
Home > Opinião

Opinião

Desempenho positivo .

.

Ouvir
Compartilhar

De acordo com o Índice de Atividade Econômica, calculado pelo-o Banco Central, a economia do Brasil cresceu 2,45% em 2023. O indicador é considerado a prévia do PIB, o Produto Interno Bruto. O resultado foi impulsionado principalmente pelo setor agropecuário, de serviços e indústria.

O consumo das famílias também cresceu, impulsionado pela melhora do mercado de trabalho e pela queda da taxa de juros. O resultado, apesar do crescimento, mostrou desaceleração da economia em relação a 2022, quando a alta do índice foi de 2,77%. Por outro lado, os números são positivos principalmente porque representam o crescimento do PIB pelo terceiro ano consecutivo.

Para este ano, há grandes desafios a serem superados. A desaceleração da economia global é um dos principais riscos para o crescimento econômico.

É preciso diversificar a economia e reduzir a dependência do agronegócio, estimular o investimento privado e melhorar o ambiente de negócios. Com isso, será possível garantir que a economia continue crescendo de forma sustentável a longo prazo.

Relacionadas