app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Opinião

Visibilidade .

.

Por Editorial | Edição do dia 21/02/2024 - Matéria atualizada em 21/02/2024 às 04h00

O Rio de Janeiro sedia, hoje e amanhã, o encontro dos chanceleres do G20, bloco que reúne as maiores economias do mundo, sob presidência do Brasil desde dezembro do ano passado. Em novembro, será a vez da cúpula de Chefes de Estado e de Governo, também no Brasil.

O governo brasileiro estabeleceu três tópicos centrais para o encontro: inclusão social e combate à fome e à pobreza; promoção do desenvolvimento sustentável e reforma das instituições da governança global. “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável” será o lema do G20 brasileiro.

Serão debates relacionados a temas quentes do cenário político internacional, como os efeitos das guerras Israel-Hamas e Rússia-Ucrânia, além da reforma dos organismos internacionais, como ONU, Organização Mundial do Comércio e bancos multilaterais.

Além o G20, em 2025 o Brasil presidirá os Brics – bloco formado por países emergentes – e, nesse mesmo ano, sediará a conferência do clima COP30, em Belém. São três megaeventos que vão dar ao País uma grande visibilidade internacional.

Mais matérias
desta edição