Opinião
Solidariedade .
.

O Presidente Lula regulamentou ontem a nova composição da cesta básica de alimentos e o Programa Cozinha Solidária, que fornecerá alimentação gratuita a pessoas em situação de rua e de insegurança alimentar.
Criadas em julho de 2023, as cozinhas solidárias surgiram a partir de iniciativas da sociedade civil e de movimentos populares que, especialmente durante a pandemia de Covid-19, se articularam e criaram espaços para preparo e distribuição de refeições, em resposta à realidade da fome que se acentuou naquele período.
Atualmente são quase 3 mil iniciativas desse tipo em todo o País, e a maioria delas funciona por meio da articulação entre várias iniciativas, como agricultura familiar, agricultura urbana e hortas comunitárias.
A meta do governo federal é tirar o Brasil do Mapa da Fome, da Organização das Nações Unidas (ONU), condição para a qual voltou em 2022. O País havia saído do mapa em 2014.
Nesse sentido, as cozinhas solidárias são consideradas uma tecnologia social crucial no combate à insegurança alimentar e nutricional.