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sábado, 12/07/2025 | Ano | Nº 6009
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Eu s� queria entender...

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| Mirian Gusmão Canuto * Abro a Gazeta de Alagoas e leio o que a mídia televisionada havia denunciado na véspera: ?Liberado o Aeroporto de Congonhas?. Por quais reformas passou? Teriam derrubado os prédios circunvizinhos? Aquele Hotel de luxo construído na linha de pouso, cuja obra foi a princípio embargada, e depois, ?misteriosamente liberada?, teria sido implodido? Em nosso País temos pronunciamentos e medidas incabíveis! Hilárias! Vão do incompetente ao irresponsável! É justamente neste contexto que está a decisão do Ministro Nelson Jobim. O Ministro do ?Faça ou vá Embora? tem muita retórica. Sente-se à vontade nos holofotes! Que critérios adota? Declarou o sr. Jobim que aceitou o convite para resolver o caos aéreo a pedido da esposa. Assumiu o Ministério cheio de propostas. Quase me convenceu! Em 21 de janeiro de 2008, anunciou ?a retirada da proibição de conexões e escalas em Congonhas?. É preciso lembrar que em 18 de agosto de 2007, há menos de 6 meses pronunciou o Ministro: ?Congonhas não é nem voltará a ser em hipótese alguma, ponto de distribuição?. A restrição ao Aeroporto de Congonhas havia sido anunciada em julho de 2007, após a tragédia envolvendo o Air Bus da TAM que não conseguiu parar na aterrissagem e chocou-se com um prédio matando 199 pessoas. O sr. Nelson negou que o recuo seja correção de um erro. ?Naquele momento, a mudança se justificava, havia um caos e uma falta de ligação entre os órgãos. Não é questão de que tenhamos errado, é que reassumimos o controle?. Ministro, o controle de que? O que o fez mudar radicalmente de pensamento? Em que argumentos o sr. se baseia? O Presidente do SNEA (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) sr. Márcio M. Mollo nega que tenha pressionado o Ministério, mas, endossa: ?É um avanço no sentido de restabelecer a normalidade?. Restabelecer que normalidade? O Ministro da Defesa também desistiu de construir a terceira pista do Aeroporto de Guarulhos, obra considerada essencial para atender o crescimento do setor. E afirma: ?As opções analisadas eram inviáveis? e não compensavam o alto custo. E ressalta que o local previsto para a pista teria limitações técnicas: ?É incompatível com o perfil das aeronaves?. Ministro, o que mudou? As condições dos terrenos foram alteradas? O orçamento foi fictício? As características das pistas modificaram-se? Os modelos das aeronaves são outros? Eu só queria entender... (*) É médica e empresária de Turismo.

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