.
Educação midiática .
.

O governo federal incluiu no Plano Plurianual 2024-2027 a formação de 300 mil educadores e 400 mil trabalhadores da saúde para o combate à desinformação, como parte da estratégia para promover a educação midiática da população.
O tema vem sendo tratado pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República em parceria com o Ministério da Educação, com o intuito de promover um ambiente digital seguro, especialmente para crianças e adolescentes.
O conceito de educação midiática existe desde o século XX, mas se tornou ainda mais relevante a partir do surgimento das novas tecnologias. Com uma quantidade cada vez maior de conteúdos transmitidos pelas redes sociais, torna-se imprescindível saber como identificar fontes confiáveis e entender como as mídias impactam na nossa visão de mundo. A iniciativa do governo é pertinente. Saber lidar com diferentes tipos de mídia e desenvolver a habilidade de analisar criticamente as informações desde os primeiros anos do ensino básico ajuda crianças e jovens a estar mais protegidos nas redes e a utilizar os canais de comunicação de forma mais saudável.