.
Construtores de Alagoas XXXV .
.

Professor José Silvio Barreto de Macedo, natural da bucólica Penedo, nasceu no dia 05.09.1930, jurista, filólogo, filósofo, escritor renomado, pode-se afirmar que deixou marcas memoráveis de sua bem-sucedida trajetória de homem público probo. Cursou Direito pela tradicional Escola do Recife. Possuidor de quatro doutorados: Direito, Filosofia, Doutor em Linguística e em Pedagogia. Livre docente em Direito, Filosofia e Linguística, professor Catedrático de Direito e Filosofia da UFAL, bem como do Centro Universitário CESMAC. Membro de várias Academias e Associações de relevo: Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro, Academia Alagoana de Letras, Academia Brasileira Letras Jurídicas, Academia Maçônica de Letras, Instituto Brasileiro de Filosofia, Sociedade Internacional de Sociologia (Canadá), Associação Internacional de Direito Penal e Ciências Afins (Suíça), Sociedade Internacional de Criminologia (Paris), Associação Internacional de Direito Romano (México), dentre outras.
Sua produção intelectual de textos jurídicos envolve centenas de trabalhos renomados, destacando-se seus 26 livros publicados no País. Poliglota, e, por isso, suas obras foram editadas em inglês, francês, latim, alemão, afora no português erudito que escrevia e falava fluentemente. Conhecimentos jurídicos, linguísticos, jornalísticos e sobretudo, tratando-se de Direito Romano. Foi membro da Associação Alagoana de imprensa, desde a sua fundação (13 de junho de 1934), permanecendo até seus últimos dias no planeta terra.
No dizer de Maria Helena Diniz: “Para captar o fenômeno jurídico, o tipo de conceito utilizado, partindo da instituição da essência, desprezando o puramente fático e particular, deve eliminar tudo o que resulte ao espírito como sendo acessório, em uma seleção gradual que tenha em vista tão-somente destacar as notas essenciais da norma jurídica”. Traduz, portanto o pensamento do Mestre José Silvio Barreto de Macedo. Notadamente, na área jurídica que dominava seu colega Pontes de Miranda. Articulista da Gazeta de Alagoas, extinto Jornal de Alagoas, Jornal de Hoje, Revistas Acadêmicas e de outras fontes nacionais.