app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5699
Opinião

Envelhecimento saudável .

.

Por Milton Hênio – médico e membro do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello (OAM) | Edição do dia 20/04/2024 - Matéria atualizada em 20/04/2024 às 04h00

Envelhecer não é morrer aos poucos como tanta gente pensa. É viver cada dia mais. Os geriatras e gerontólogos estão aí, em clinicas e laboratórios, para ajudar os oitentões a se manterem firmes e bem dispostos e apaixonados pela vida. Quem diz: “Não espero mais nada da vida”, é certo que não recebe mais nada da vida. Não há pílula, remédio ou poção, que possa dar vida aquele que se recusa a viver. Fico feliz ao ler uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos do Hospital Sírio Libanês em São Paulo, mostrando que aumentou a longevidade do idoso brasileiro em todas as classes sociais. O idoso brasileiro, no qual me incluo com muita alegria, está sabendo aproveitar melhor o seu tempo no entardecer da vida. Já dizia Sêneca que “todas as coisas são alheias, somente o tempo é nosso”.

Conservar a vitalidade, eis o segredo. E este reside no amor à vida. De André Maurois é a frase: “O mal da velhice não é o enfraquecimento do corpo, mas a indiferença da alma”. Um aforismo médico diz: “O homem tem a idade de suas artérias”. Pois bem, eu acrescentaria: e de sua mente. As artérias podem estar lindas, perfeitas em homens até jovens, porém não servirão muito se ele possuir um espírito derrubado, negativo.

O grande escritor Bernard Shaw há muito tempo já dizia: “A juventude é coisa maravilhosa! Que pena deixá-la esvaziar pelos jovens”. Charles Chaplin, um dos maiores artistas que o mundo já conheceu, ocupava todo o seu tempo com danças, compondo, conversando, lendo e amando, e dizia aos que lhe interrogavam sobre sua jovialidade: “Meu amigo, dedico todo o meu tempo com esse objetivo”. E aos 80 anos compôs a belíssima música “Sorria”, que continua sendo um sucesso mundial. Que meus amigos idosos cheguem ao centenário, são os meus votos. Ser eternamente jovem – eis o desejo universal. Embora todos saibam da inevitabilidade da velhice e da certeza da morte, sempre se sonhou, se sonha e se sonhará com uma solução que leve o homem e a mulher à eterna juventude.

“Cada minuto de nossa vida é um milagre que não se repete”, cantou Fernando Pessoa. Assim meu caro companheiro idoso, não desperdice o seu tempo nessa caminhada do ocaso da vida. Abra as janelas e deixe entrar o sol que é luz e calor. A vida é bela e merece ser bem vivida. “O que é a felicidade? Este momento”.

Mais matérias
desta edição