.
Festa e reflexão .
.

Comemora-se hoje, em diversas partes do mundo, o Dia do Trabalhador. A efeméride remonta a 1886, quando operários de Chicago, nos Estados Unidos, fizeram uma manifestação nas ruas da cidade para reivindicar a redução da carga horária de trabalho. O protesto resultou na morte de alguns envolvidos. No Brasil, a data foi oficializada em 1926.
Desde então, o mundo do trabalho tem passado por alterações profundas. Com a revolução tecnológica, profissões tradicionais perdem espaço ou simplesmente deixam de existir. O avanço exige uma transformação nas habilidades requeridas em todas as categorias, o que demanda requalificação dos trabalhadores.
O novo mercado de trabalho também se caracteriza pela informalidade e o empreendedorismo, e aí é necessário que o trabalhador busque alternativas para obter sua renda.
Este ano, há alguns motivos para comemorar o 1º de Maio. O desemprego, apesar de ter registrado alta no último trimestre, apresentou o menor índice para o período desde 2012. Além disso, a renda do trabalho teve crescimento significativo ao longo de 2023.
Espera-se que o País mantenha sua rota de crescimento para que surjam novas oportunidades de emprego e renda..