app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5710
Opinião

Construtores de Alagoas XXXIX .

.

Por Laurentino Veiga – ex-professor do Cesmac | Edição do dia 07/05/2024 - Matéria atualizada em 07/05/2024 às 04h00

“Salvar vidas é a missão do médico. Fazê-lo com abnegação, desprendimento e profissionalismo, é vocação. Conseguir reconhecimento dos amigos, clientes, parentes e da sociedade em geral, é gratificante ”. O competente médico Wandeck Veloso Filho nasceu em 10 de janeiro de 1939 na bela Maceió. Conheci-o no INAMPS quando era funcionário. Elegante no trato com as pessoas, e, sobretudo, responsável na profissão que abraçou por vocação e idealismo.

Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas (1964). Fez Treinamento de Executivos Hospitalares, Instituto de Desenvolvimento e Pesquisas Hospitalares (1975), participou de Cursos diversos, a saber: Cirurgia do Esôfogo, Estômago e Duodeno - Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro (1976), além de atualização em Cirurgia dos Intestinos Delgado e grosso, Temas de Atualização em Câncer Ginecológico na mesma instituição (1976). Participou de Congressos, Jornadas Médicas, Seminários, destacando-se no XIV Congresso Brasileiro de Cirurgia no Colégio Brasileiro, Rio de Janeiro (1976), do I Seminário de Pós-Graduação no Rio de Janeiro (1976).

Por outro lado, exerceu diversas funções de médico-adjunto das Santa Casa de Misericórdia de Maceió, bem como do extinto Serviço Municipal do Pronto Socorro de Maceió. Foi Médico Adjunto da Clínica obstetríca da Casa de Saúde e Maternidade Nossa Sra. de Fátima (Maceió), Diretor médico da aludida Instituição, médico obstetra do ex-INPS, médico ginecologista credenciado pelo INAMPS. Por serviços prestados à Medicina, fora membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro (1973), da Sociedade de Medicina de Alagoas (1974), e membro do Colégio Brasileiro de Administradores Hospitalares de São Paulo (1975). Dr. Wandeck Veloso destacou-se exímio profissional, e, principalmente, como funcionário público federal probo. Por essas razões, integra a série Construtores de Alagoas, divulgada pela prestimosa Gazeta de Alagoas.

Mais matérias
desta edição