app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5712
Opinião

Construtores de Alagoas XL .

.

Por Laurentino Veiga – ex-professor do Cesmac | Edição do dia 14/05/2024 - Matéria atualizada em 14/05/2024 às 04h00

“A Deus, nosso pai, ofereceu seus atos, sua profissão, enfim, toda sua vida. Foi um homem feliz, pois viveu intensamente sua vida cristã na família e na sua vocação de médico ”. Papiniano Carleal, nasceu em 01 de fevereiro de 1922, faleceu no dia 22 de fevereiro de 1997. Graduou-se em Medicina pela Faculdade da Universidade da Bahia (1953), cearense, exerceu a profissão na cidade de Penedo durante dezoito anos. Transferiu-se para Maceió trabalhando como médico até 1996.

Em sua vasta experiência médica, clinicou em Penedo, na Santa Casa de Misericórdia de Penedo, no Ministério da Saúde (DNERU-SUCAM), Chefe do Distrito de Penedo do Setor de Alagoas (SUCAM), Médico do INPS, na Clínica Oftalmológica em Maceió, foi membro correspondente de Oftalmologia, membro correspondente da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e também membro correspondente de Otorrinolaringologia. Aperfeiçou-se em Cirurgia Ocular, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Refração Ocular pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - Prof. Durval Prado, Oftalmologia, Centro de estudos de Oftalmologia de São Paulo, Curso de Oftalmologia, Hospital São Geraldo (Prof. Hilton Rocha), Belo Horizonte, Diploma de Curso de Catarata (Rio de Janeiro), Atualização do Tratamento de Deslocamento da Retina (Salvador), Curso Especial sobre Cirurgia Plástica em Oftalmologia (Rio de Janeiro) e Curso Geral sobre Estrabismo (Rio de Janeiro).

Participou, também, de Congressos e Jornadas Médicas: II Congresso Luso-Brasileiro de Oftalmologia (Rio de Janeiro), Jornada Brasileira de Medicina, IV Congresso Alagoano de Medicina, III Curso Internacional de Angiologia em Maceió, VI Congresso Norte-Nordeste de Oftalmologia (Fortaleza), V Congresso da Sociedade Norte-Nordeste de Oftalmologia (Natal). Pelos relevantes serviços prestados à Medicina fora recipendiário de Honrarias, a saber: Academia Alagoana de Medicina (1995), Sociedade de Medicina de Alagoas (1995), e pela Câmara Municipal de Maceió fora condecorado com a Comenda Mário Guimarães (1995).

Mais matérias
desta edição