loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 16/07/2025 | Ano | Nº 6011
Maceió, AL
21° Tempo
Home > Opinião

.

Recuperação firme .

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O mercado de trabalho brasileiro continua demonstrando fortes sinais de recuperação, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) Contínua de maio de 2024. A taxa de desocupação recuou para 7,1%, a menor para um trimestre móvel encerrado nesse mês desde 2014.

Essa queda é acompanhada por um aumento na população ocupada, que atingiu 101,3 milhões de pessoas, o maior número da série histórica iniciada em 2012.

Um dos fatores que contribuem para a melhora do mercado de trabalho é a geração de vagas. No último ano, foram criadas 2,9 milhões de novos postos no Brasil.

O número de trabalhadores com carteira assinada também está em crescimento, alcançando 38,3 milhões, o maior patamar da série histórica. Isso significa que mais pessoas estão conquistando empregos formais, com melhores direitos e garantias trabalhistas.

Apesar da melhora, ainda existem desafios a serem superados, como a desigualdade no mercado de trabalho, que afeta principalmente mulheres, jovens e negros. Além disso, é preciso garantir que a qualidade dos empregos seja condizente com as expectativas dos trabalhadores e as necessidades do País.

Relacionadas