Desafio .
.
Por Editorial | Edição do dia 03/07/2024 - Matéria atualizada em 03/07/2024 às 04h00
Comemora-se hoje o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, data que propõe a reflexão e a discussão sobre o tema. A escolha de 3 de julho baseia-se no dia em que foi sancionada, em 1951, a primeira lei no País a estabelecer como crimes as práticas de discriminação com base em raça ou cor.
A questão, que nos acompanha desde os tempos coloniais, se enraíza em preconceitos e desigualdades que insistem em desafiar a democracia brasileira.
Embora tenha havido avanços importantes nas últimas décadas, como o Estatuto da Igualdade Racial, a discriminação racial continua a se manifestar de diversas formas, explícitas ou veladas, no cotidiano da sociedade brasileira. Isso pode ser sentido, por exemplo, na disparidade salarial entre brancos e pretos ou na violência que atinge principalmente vidas negras.
Combater o racismo exige, pois, mais do que leis e decretos. É necessário um compromisso profundo com a transformação social, com a educação antirracista e com a promoção da diversidade em todos os âmbitos da vida, para a construção de uma sociedade mais igualitária.