.
Apoio ao campo .
.

Lançado ontem pelo Presidente Lula, o Plano Safra 2024/2025 destinará R$ 76 bilhões para a agricultura familiar, o que demonstra a relevância crucial desse segmento para o Brasil. Somadas outras ações anunciadas, como financiamento de máquinas agrícolas de pequeno porte e ampliação do microcrédito rural, o volume investido chega a R$ 85,7 bilhões
Mais do que fornecer alimentos frescos e saudáveis para a mesa dos brasileiros, esse setor estratégico impulsiona o desenvolvimento rural, gera renda e preserva o meio ambiente.
A agricultura familiar se destaca como a principal fornecedora de alimentos básicos para o país, como feijão, arroz, mandioca, leite, suínos, aves e bovinos.
Segundo o IBGE, a atividade proporciona emprego e renda para mais de 10 milhões de pessoas, representando 67% da mão de obra do agronegócio brasileiro. Essa força de trabalho garante o dinamismo das áreas rurais, impulsionando o comércio local, fixando a população no campo e promovendo o desenvolvimento socioeconômico de comunidades.
Medidas como crédito rural acessível, juros reduzidos e apoio à agroecologia são fundamentais para o desenvolvimento sustentável do campo e a produção de alimentos.