loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
segunda-feira, 30/06/2025 | Ano | Nº 5999
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Opinião

.

Construtores de Alagoas LIII .

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O renomado economista/advogado Cícero Veiga da Rocha, meu querido irmão, trouxe-me à capital na aurora da década de sessenta. À época, exercia as funções de Tesoureiro da CESA - Casa dos Estudantes Secundaristas de Alagoas. Convivi com os saudosos jornalistas Antônio Sapucaia, Rodrigues de Gouveia, Valmir Calheiros, Albérico Cordeiro e Zito Cabral. Afora isso, fiz duradouras amizades com Diógenes Tenório de Albuquerque, juiz de Direito aposentado, bem como com o historiador Douglas Apratto Tenório, vice-reitor do Cesmac.

Cícero Veiga, por sua vez, aqui trabalhou no Banco do Nordeste do Brasil, marcou sua presença na sociedade alagoana. Ético, inteligente, e, sobretudo, probo ao longo de sua profícua existência em Alagoas. Em 1968, migrou à terra de Fausto Cardoso. Lá, serviu aos governos de Augusto/Albano Franco. Elaborou eminentes projetos econômicos que impulsionaram o desenvolvimento socioeconômico no vizinho Estado de Sergipe.

Paralelamente, o então alcaide da capital sergipana, Dr. Heráclito Rollemberg, o convidou para o cargo de Secretário de Finanças da Prefeitura Municipal de Aracaju. Depois, o presidente do Egrégio Tribunal de Contas de Sergipe, seu amigo-irmão, fez-lhe o convite para ser diretor geral daquela régia Casa. Diga-se de passagem, o então governador do Amapá, Guilton Garcia, o fez secretário de Planejamento e da Fazenda, fazendo exercer a governadoria por 25 dias.

O preclaro mano contraiu núpcias com a pedagoga Therezinha Cabral. Dessa perfeita união nasceram os rebentos Dr. Jean Paul, mestre, Phd em Economia, titular da USP; psicólogo-empresário Karl Veiga; a advogada Karoline Cabral, mãe do pequeno João, em homenagem ao nosso inesquecível genitor, pecuarista Cícero Rocha. Os ilustres herdeiros dão continuidade ao legado de trabalho do líder do clã dos Veiga de Paulo Jacinto.

Aqui fiquei, graduei-me em Ciências Econômicas pela Ufal, influenciado pelo seu exemplo. Especializei-me em Planejamento Governamental pela Sudene. Pelo seu mérito, trabalhei na então Secretaria de Planejamento, gestão do Mestre Evilásio Soriano de Cerqueira, no governo de Guilherme Palmeira. Lecionei Economia no Cesmac, obtendo uma experiência profissional gratificante.

Cícero Veiga está fazendo muita falta à nossa família. Devo-lhe muito e, por isso, sou-lhe grato a vida inteira. Na nossa vida ficaram saudades que jamais deixaremos de sentir. O tempo ameniza a dor....

Relacionadas