Expectativas superadas .
.
Por Editorial | Edição do dia 17/08/2024 - Matéria atualizada em 17/08/2024 às 04h00
O Banco Central informou nessa sexta-feira (16) que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado a “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), registrou uma alta de 1,1% no segundo trimestre deste ano. O crescimento do IBC-Br no 2º trimestre 2024 foi o terceiro resultado positivo seguido. É mais um resultado que ficou acima das expectativas projetadas pelo mercado.
Por meio da ata da última reunião do Copom, o BC avaliou que a atividade econômica e do mercado de trabalho segue apresentando dinamismo maior do que o esperado. Em junho, a instituição estimou uma expansão de 2,3% para a economia neste ano, mas o dado será revisado no fim de setembro, provavelmente para cima.
Para analistas, a atividade econômica brasileira deve continuar a crescer, impulsionada pelos programas sociais de transferência de renda que são focados em um público com alta propensão a consumir, aumento do salário mínimo e inversão do ciclo do crédito.
Os números, portanto, mostram que 2024 tem se mostrado promissor para a economia brasileira, com projeções de crescimento que indicam uma recuperação gradual, após os desafios enfrentados nos últimos anos.