loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Opinião

.

O avião e as evidências .

.

Ouvir
Compartilhar

A ciência, que tem como objetivo melhorar a vida humana, se baseia em evidências. A evidência em ciência é entendida como o que confirma ou refuta hipóteses científicas. Uma evidência científica é tudo aquilo que pode ser usado para provar que uma determinada afirmação é verdadeira ou falsa. A ciência pode afirmar baseada em evidências que as vacinas estimulam as defesas orgânicas e nos protegem das infecções.

Outro exemplo: os protocolos médicos em oncologia utilizam a Medicina Baseada em Evidências. Eles são um bom exemplo de regulação inteligente. Um outro exemplo é a aviação comercial. Embora ainda ocorram acidentes trágicos, como do avião que caiu em Vinhedos, em São Paulo.

Em 1959, registravam-se 40 acidentes com mortes por um milhão de voos nos Estados Unidos. Dez anos depois, a cifra havia caído para menos de 2, e atualmente baixou para 0,1. O padrão norte-americano não se replica em outros cantos do mundo, mas a curva de redução é semelhante. São vários os fatores que contribuíram para essa melhora, sendo a manutenção um dos principais. Fundamental tem sido o avanço da tecnologia, mas também os sistemas de controle de voo e o treinamento dos pilotos, que passaram a usar simuladores de voo, através dos quais aprendem errando, uma forma muito efetiva de aprendizado sem se expor aos riscos.

Desenvolveu-se uma cultura de segurança (que inclusive foi usada por outras atividades humanas) entre os principais atores, o que levou cada acidente ou incidente (uma situação de risco que evolui para desastre) para análises minuciosas num processo de que participavam todos os interessados (empresas aéreas, fabricantes, sindicatos de pilotos etc.) e que não tem implicações jurídicas. Os resultados foram incorporados via recomendações à indústria, tanto nos desenhos das aeronaves como nos protocolos de segurança e nos treinamentos das equipes.

Os conflitos de interesse existiram e parecem ainda existir, mas as divergências não parecem capazes de evitar a associação frutífera entre a ciência e a regulação inteligente que conseguiu reduzir as taxas de desastres na aviação comercial. Desenvolver una cultura de segurança sólida, consubstanciada em uma regulação mais rigorosa no Brasil, poderia reduzir as 30 mil mortes atuais no trânsito. Espera-se que investigações severas possam esclarecer os motivos da tragédia de Vinhedos.

Relacionadas