Transformação ecológica .
.
Por Editorial | Edição do dia 22/08/2024 - Matéria atualizada em 22/08/2024 às 04h00
Numa iniciativa inédita, os chefes dos Três Poderes da República - Executivo, Legislativo e Judiciário - assinaram ontem, em Brasília, o Pacto do Estado Brasileiro sobre Transformação Ecológica. Os objetivos incluem ações para mudar os paradigmas econômicos, tecnológicos, sociais e culturais do país, com vistas à promoção do desenvolvimento sustentável, à sustentabilidade ecológica, à proteção dos direitos de crianças e das futuras gerações, à resiliência a eventos extremos e justiça social, ambiental e climática.
O atual modelo de desenvolvimento caracterizado pelo uso intensivo de recursos naturais, expressiva emissão de gases de efeito estufa e degradação do meio ambiente tem provocado graves consequências sobre a qualidade de vida das populações. Eventos climáticos extremos, escassez de recursos naturais, perda da biodiversidade e redução na produtividade agrícola têm sido observados com mais frequência.
A transformação ecológica é, portanto, um desafio urgente e demanda um esforço conjunto e coordenado de diversos atores sociais. A união entre o setor público, o setor privado e a população é fundamental para alcançarmos um futuro mais sustentável.