.
É tempo de conhecer o Brasil .
.

Chegar a 2027 com o recorde de 150 milhões de brasileiros viajando pelo país. Esta é uma das metas do Plano Nacional de Turismo 2024-2027, apresentado no início do mês. O documento, com objetivos e indicadores, orienta políticas públicas do Ministério do Turismo para estimular o setor.
Com esse foco, temos lançado ações de incentivo a viagens. Uma delas é o 1° Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, iniciativa inédita, em parceria com o Conselho Nacional de Turismo, que oferecerá descontos e condições exclusivas para a compra de serviços turísticos na baixa temporada.
Assim, aqueles que desejam conhecer as belezas naturais e culturais de Alagoas, por exemplo, podem aproveitar a chance e adquirir seu pacote, passagem, hospedagem ou passeio a preços mais atrativos.
Serão dois momentos: um evento presencial em 14 municípios brasileiros no sábado, 24 de agosto, e uma versão online para todos os estados, entre os dias 24 e 26. Tenho a convicção de que a promoção do Feirão contribuirá para o objetivo do governo federal de fortalecer o turismo como instrumento de desenvolvimento econômico e social sustentável do nosso país.
Os recordes que temos registrado neste ano evidenciam que percorremos o caminho certo. Estamos falando de 240 mil vagas de emprego criadas no turismo desde o ano passado - ou 1 em cada 10 novos postos de trabalho no primeiro semestre deste ano - e de 3,5 milhões de estrangeiros que vieram ao país no período e movimentaram R$ 20,9 bilhões, o maior valor da história.
Os resultados decorrem de um conjunto de esforços do governo federal para aprimorar a infraestrutura turística, aumentar a conectividade aérea, com a ampliação de rotas, e reforçar a promoção do país no exterior, via Embratur. Temos mostrado ao mundo que somos um país estável, que respeita a diversidade, com economia forte e democracia consolidada.
O horizonte é animador. Temos a confiança e o apoio do presidente Lula, um grande defensor do turismo, e estamos avançando em importantes indicadores. E aqui destaco uma pesquisa da seguradora Berkshire Hathaway Travel Protection, que colocou o Brasil como o destino de viajantes mais seguro da América Latina. Após investimentos e políticas públicas acertadas, chegou a hora da colheita.