.
Cuidados iniciais .
.

O Presidente Lula lançou ontem a Rede Alyne, uma reestruturação da antiga Rede Cegonha, destinada a garantir cuidados a gestantes e bebês no sistema público de saúde. O objetivo da iniciativa é proporcionar atendimento humanizado e integral, com atenção especial às desigualdades étnico-raciais e regionais.
A meta do programa é reduzir a mortalidade materna em 25% até 2027 e, especificamente, em 50% entre as mulheres pretas, que apresentam os maiores índices de mortalidade. O Brasil também busca alcançar a meta estabelecida pela ONU, que prevê a redução da mortalidade materna para 30 óbitos por 100 mil nascidos vivos até 2030.
Os cuidados com gestantes e bebês no âmbito da rede pública de saúde são fundamentais para garantir a saúde materno-infantil e promover equidade no acesso aos serviços.
Um atendimento adequado durante a gestação, o parto e o pós-parto previne complicações graves, reduz a mortalidade materna e infantil e assegura que todas as mulheres, independentemente de sua condição social ou local de origem, tenham acesso a serviços de saúde de qualidade.