loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 27/08/2025 | Ano | Nº 6041
Maceió, AL
29° Tempo
Home > Opinião

.

História rica .

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Nesta segunda-feira, 16, Alagoas celebra 207 anos de sua emancipação política. A separação foi oficializada em 1817 por um decreto de D. João VI, então rei de Portugal, que desmembrou o território alagoano da capitania de Pernambuco.

Na época, Alagoas já se destacava como uma das regiões com a economia mais organizada e dinâmica do Nordeste, o que contribuiu para o desenvolvimento social e cultural da população.

Embora seja um dos menores estados do Brasil em território, Alagoas sempre desempenhou um papel de grande relevância na história política do País, sendo berço de três presidentes da República.

O Estado também é conhecido por ter produzido grandes intelectuais brasileiros, como Graciliano Ramos, Jorge de Lima, Pontes de Miranda, Artur Ramos, Nise da Silveira, Aurélio Buarque de Holanda e Lêdo Ivo.

Ao longo de sua trajetória, Alagoas vivenciou tanto períodos de prosperidade econômica quanto fases de estagnação. Embora tenham sido registrados avanços, ainda há muitos desafios e demandas que precisam ser atendidas para garantir o progresso do Estado e o bem-estar da população. Não faltam, porém, potencialidades e um povo guerreiro e trabalhador.

Relacionadas