.
Bioindustrialização .
.

Em meio às queimadas e as ameaças à biodiversidade da Amazônia, especialistas têm chamado a atenção para as oportunidades que a floresta oferece para o desenvolvimento de biotecnologias e produtos inovadores, como medicamentos, cosméticos, alimentos e materiais biodegradáveis.
Trata-se da bioindustrialização, que se refere ao uso de recursos biológicos, como plantas, microrganismos e processos naturais, para criar produtos e serviços de alto valor agregado. Na Amazônia, essa abordagem tem um potencial imenso, não apenas pela rica biodiversidade presente na região, mas também pela capacidade de desenvolvimento econômico sustentável que ela pode proporcionar, posicionando o Brasil como um líder global na economia verde.
No entanto, o sucesso dessa estratégia requer uma série de desafios a serem superados, como a criação de políticas públicas adequadas, o fortalecimento das infraestruturas de pesquisa e inovação e a regulamentação do uso sustentável da biodiversidade.
É crucial que haja uma governança sólida para evitar a biopirataria, combater os incêndios e o desmatamento, além de garantir que os benefícios gerados por essa industrialização sejam compartilhados de maneira equitativa..