app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5813
Opinião

Amigos da paz .

.

Por Editorial | Edição do dia 01/10/2024 - Matéria atualizada em 01/10/2024 às 04h00

Brasil, China, África do Sul, Argélia, Bolívia, Cazaquistão, Colômbia, Egito, Indonésia, México, Quênia, Turquia e Zâmbia anunciaram, em comunicado conjunto, a intenção da criação do Grupo Amigos da Paz, um conjunto de países do Sul Global que pretende estabelecer entendimentos comuns para apoiar os esforços globais para alcançar a paz.

Os 13 países, encabeçados por Brasil e China, manifestaram profunda preocupação com o atual cenário global de guerras e conflitos, especialmente em relação à crise na Ucrânia. Em um comunicado conjunto, destacaram os riscos alarmantes de escalada dos confrontos, que já causaram consequências severas em diversas regiões do mundo.

Essa apreensão reflete a consciência de que as guerras não apenas desestabilizam os países diretamente envolvidos, mas também afetam significativamente a segurança, a economia e o bem-estar de populações em todo o planeta.

Ao unir suas vozes, os países do Grupo Amigos da Paz demonstram um compromisso conjunto em buscar uma ordem internacional mais pacífica, na qual os conflitos sejam resolvidos por meio do respeito mútuo, da diplomacia e do multilateralismo, em prol da segurança e da prosperidade globais.

Mais matérias
desta edição