.
O professor, a aula e um destino .
.

Ensinar, prover a vida de alguém com informações, espalhar o pouco (ou muito) que sabemos àqueles que se dedicam a nos observar, com olhos fixos e atentos, ouvindo nossas confissões, naturalmente científicas, mas, por algum escape, até mesmo pessoais.
O professor revela sua própria natureza na aula - na sala, num auditório, por detrás de uma dessas máquinas modernas, que nos joga a vários lugares ao mesmo tempo em transversalidade virtual. Pouco importa o recinto ou seu nome: prevalecem as ideias.
Cativamos, unimo-nos em esforços para vermos, no outro, o contentamento em assimilar o que pensamos (ou ousamos) saber. Lecionar cativa, vicia e comove!
Extraímos, tirando da mente e do peito – e por dever de ensinar -, as mais longas lições (...), lançando-as do púlpito ao público, no impreterível propósito de formar alguém, de proporcionar conteúdo intelectivo, de divulgar uma sina venturosa.
Não há uma só profissão sem a antecedência de um mestre. Cordialmente, peço essa pretensa licença – o professor é nosso maior guia profissional. Influencia, condiciona, forma gerações.
A eles (a nós), paira toda sorte de responsabilidade e zelo. Por um ou outro viés, até informamos pontos prosaicos, ordinários e corriqueiros (a natural missão laboral); porém, emprestamos um ou outro sentimento – somos humanos!
Proclamei, até agora, o verdadeiro professor, distraindo-me de anunciar que esse bom sujeito tem entrado em extinção, timidamente - ou por presságio de resquício da míngua volição. Eis aqui o íngreme confisco da ansiedade aflitiva.
Do professor, jamais pode ser retirada a vontade do passo rumo ao paço da aula. Distraído desta emoção, ele se retira.
O professor do futuro, coach, digital influencer (...) - ou qualquer outra nomenclatura ainda desconhecida - não tem casa nobre: falta-lhe a morada, a tribuna, o anfiteatro onde se percebe o espetáculo da catequização real, fidedigna, em que pressentimos e experimentamos, ao nosso lado, uma profecia e não um mero acaso.
Sou incapaz de autenticar um aplauso por emoji. Salvo uma falha mecânica, não ouço uma vibração explosiva por detrás de um computador. O professor é puro tato!
Cuidemos dos nossos maestros. Não os deixem se ausentarem. Sem eles, a vida não tem cheiro, tampouco acendimentos e ânimos. Com eles, nossas aulas e ensinos - o nosso melhor destino!