A vida que vai passando .
.
Por MILTON HÊNIO - médico e membro do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello | Edição do dia 26/10/2024 - Matéria atualizada em 26/10/2024 às 04h00
Quando no exercício diário da medicina durante 58 anos, convivendo com a dor e o sofrimento humano e também com o sorriso das crianças que alegraram o meu viver no meu consultório, pude participar de momentos de angústia para muitas famílias que ali estavam com problemas diversos e, conclui que, a nossa mente, os nossos pensamentos, têm uma importância grandiosa na retirada das pedras dos caminhos da vida.
Vivemos atualmente numa sociedade angustiada pela pressa, pelo medo, lutando pela sobrevivência. Esse desajuste, essa agressão ao organismo, ao cérebro, quebra o nosso sistema imunológico facilitando o surgimento das doenças. No corre-corre da vida, hoje nos tempos modernos, os problemas que afligem as pessoas são inúmeros e constantes. Um dos maiores neurocientistas do mundo atual, Dr. Ramachandran, afirma que o cérebro é poderoso e sensível e continua a se desenvolver durante a idade adulta. Portanto, quero lhe lembrar, meu caro leitor, que existe somente uma idade para você ser feliz, que é hoje. Um desafio é lutar com toda energia contra os pensamentos negativos que lhe afligem a mente e esse instante é único e de efeito rápido. Faça isso sempre. Quantas vezes for preciso. A sua vida e o seu desempenho estão e sempre estarão em suas próprias mãos. Estamos neste mundo de passagem e precisamos aproveitar o tempo de hoje para aperfeiçoarmos a nossa capacidade de pensar, de amar, de compreender e de conviver. No mundo moderno, cheio de conflitos, de egoísmo, de desamor, é preciso estar de bem com a vida, sentir-se bem consigo mesmo.
Lembre-se sempre, que a vida é um grande eco: ela nos devolve exatamente tudo o que oferecemos a ela. Deixar o melhor de si não é apenas sobre grandes feitos ou realizações visíveis; é sobre a qualidade das pequenas ações cotidianas e o calor humano que podemos espalhar. Trata-se de como tratamos as pessoas, a gentileza que demonstramos, a paciência que exercitamos, e a disposição para ajudar, ouvir e entender os outros. Cada interação é uma oportunidade de deixar algo valioso na lembrança de alguém, algo que pode ser tão simples quanto um sorriso, um conselho sincero ou um momento de verdadeira atenção.
Acredite em você e lembre-se que a vida vai passando e é um constante desafio. Procure sorrir. Sei que não é fácil às vezes, porém com fé em Deus e coragem você conseguirá sucesso. Seja feliz.
Meu caro leitor, a verdadeira riqueza está na coleção de memórias que você cria ao longo da vida. Aproveite cada chance para enriquecer esse tesouro.