loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 01/07/2025 | Ano | Nº 6000
Maceió, AL
27° Tempo
Home > Opinião

.

Recuperação mais ampla .

.

Ouvir
Compartilhar

A queda da taxa de desemprego no Brasil para 6,4% no terceiro trimestre de 2024, segundo o IBGE, é uma notícia que merece destaque e reflexão. Esse é o menor índice para o período desde o início da série histórica em 2012, um marco que sinaliza avanços no mercado de trabalho brasileiro e reforça o impacto positivo de políticas econômicas recentes.

Ainda que a redução tenha ocorrido de forma desigual entre as regiões, abrangendo apenas sete unidades da federação, o dado reflete uma recuperação mais ampla da economia. Ele representa não apenas uma conquista estatística, mas também uma melhoria real na vida de milhões de brasileiros que voltaram a ter acesso ao trabalho formal ou informal.

A qualidade dos empregos gerados, os níveis de renda e as condições de trabalho, entretanto, ainda são desafios que precisam de atenção. É importante observar como outros indicadores, como renda e qualidade das vagas criadas, evoluem no médio e longo prazo.

Manter a trajetória de queda no desemprego exigirá esforços consistentes em políticas públicas, incentivos à indústria e serviços e investimentos em qualificação profissional.

Relacionadas