app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5888
Opinião

Construtores de Alagoas LXXI .

.

Por Laurentino Veiga – economista e ex-professor do Cesmac | Edição do dia 25/12/2024 - Matéria atualizada em 25/12/2024 às 04h00

Para quem já foi prefeito / secretário de Estado / presidente da Assembleia Legislativa /três vezes governador / m ais de uma vez Senador / homem de alto conceito/ Deputado Federal / um amigo bom e leal, merecia mais respeito - Poeta viçosense Jader Tenório. Divaldo Suruagy, orador da Loja Maçônica Virtude e Bondade, da qual faço parte. Homem púbico correto, ético e, principalmente, um escritor renomado com dezenas de livros fincados como raízes de Alagoas.

Casado com a professora Luzia de Oliveira Suruagy, natural de São Luís do Quitunde, bacharelou-se em Ciências Econômicas, bem como em História pela Universidade Federal de Alagoas. Exercera o magistério no Colégio Batista Alagoano, foi mestre dos Estudos de Problemas Brasileiros, além de História Econômica do Cesmac. Conferencista local e nacional. Exímio historiador a serviço de sua amada Alagoas. Afora isso, consagrou-se escrevendo: Rui Palmeira, Ilusões do Poder, Adoro Você e Poeiras da vida.

Fora presidente do Clube de Regata Brasil - CRB e do Lions Clube Maceió, conselheiro do Clube Fênix Alagoano (1970). Foi recipendiário da Medalha do Mérito Assis Chateaubriand (1968), Medalha do Mérito Maçônico Dom Pedro I (1969), Medalha do Mérito Luís Câmara Cascudo - Natal (1977), Medalha do Mérito Naval - Brasília 1979, Cidadão do Ceará (1977), Cidadão de Aracaju (1978) e Cidadão de Sergipe (1978).

Convivi com essa grande figura em vários clubes sociais, sodalícios de relevo. Homem intelectual, e que jamais fez comentários maldosos. Honrou todos os cargos públicos exercidos, amável para com as pessoas. Deixou marcas indeléveis que a poeira do tempo não conseguirá apagar. Colaborou com as Revistas Manchete e Fatos e Fotos. Articulista Gazeta de Alagoas e dos extintos Jornal de Alagoas e Jornal de Hoje. Fez história com altivez, narrando o cotidiano com muita propriedade.

Mais matérias
desta edição