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Desafios .
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A sanção pelo Presidente Lula da lei que restringe o uso de celulares nas escolas do Brasil, incluindo instituições públicas e privadas, levanta questões importantes sobre a viabilidade e os impactos da medida. Apesar de bem recebida por grande parte da sociedade, a implementação dessa política enfrenta desafios estruturais e pedagógicos que não podem ser ignorados.
A justificativa principal da lei é proteger estudantes dos efeitos negativos das telas na saúde mental, física e psíquica. Contudo, para que a proibição seja eficaz, é essencial que as escolas estejam preparadas.
A falta de infraestrutura para guardar os aparelhos e a necessidade de formação docente para integrar as tecnologias de maneira pedagógica são barreiras significativas. O planejamento das aulas precisa considerar momentos em que o celular pode ser utilizado como ferramenta educacional.
A experiência de outros países é um exemplo valioso. Entretanto, no Brasil, as disparidades regionais e a desigualdade de recursos entre escolas públicas e privadas tornam a aplicação uniforme mais desafiadora. Uma política que não leva em conta essas diferenças corre o risco de aumentar as dificuldades em vez de resolvê-las.