.
Construtores de Alagoas LXXIII .
.

Inicio o Ano Novo trazendo à tona a saudosa figura do Promotor de Justiça Dr. José Martins Filho (29.08.1929-03.04.1999), que dissera: “ Todas as instituições devem defender, como questão ética e moral, a dignidade da pessoa humana, sem esquecer os direitos sociais, contribuindo, assim, para o aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito ”.
Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal de Alagoas, exercendo funções públicas, a saber: Promotor de Justiça nas Comarcas de Olho D’Água das Flores, Quebrangulo, Arapiraca, Santana do Ipanema e de Maceió. Foi Procurador de Justiça, além de Corregedor Geral do Ministério Público, ex-secretário de Estado, ex-secretário de Educação de Murici, suplente de Deputado Estadual e suplente de vereador.
Foi portador de inúmeros cursos e diplomas nas mais diversas atividades do campo jurídico, com trabalhos editados, homenageado com inúmeras condecorações nacionais. Dentre elas podemos destacar: a Comenda Graciliano Ramos da Câmara Municipal de Maceió e os títulos de: Cidadão Honorário de Arapiraca, de Murici e de Maceió.
Homem público probo, educado e inteligente, sempre foi prestativo e atencioso com as pessoas que privaram de sua fidalga amizade. Conheci-o nos sodalícios, amigo leal, e, principalmente, das conversas sobre Direito e política. Enfim, deixou marcas indeléveis um promotor de Justiça à altura do cargo exercido que a poeira do tempo não conseguirá apagar.
Notabilizou-se pela sua cultura sem ostentar superioridade. Muito pelo contrário, era educado a ponto de ser elogiado pelos seus colegas de profissão. Defendeu a justiça, respeitando os direitos efetivos dos cidadãos. Por essas razões, respeitado no Fórum de Maceió, merece, pois, figurar na série Construtores de Alagoas por tudo que fez, com brilhantismo e dedicação por onde passou.