loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 28/10/2025 | Ano | Nº 6085
Maceió, AL
30° Tempo
Home > Opinião

.

Construtores de Alagoas LXXV .

.

Ouvir
Compartilhar

DECORVM PVLCHRVMQVE OFFICIO FVNGL (É honroso e belo cumprir o dever). Frase latina do mestre Aloysio Américo Galvão, natural de São José da Lage-AL, que estudou Humanidades e Filosofia no Seminário de Olinda. Em 1950 diplomou-se em Letras Neolatinas, tendo sido orador da turma. Bacharelou-se em Direito pela tradicional Faculdade de Direito de Alagoas (1958). Foi Professor Catedrático de Língua Portuguesa do Colégio Estadual de Alagoas (1961), professor Titular de Licenciatura Brasileira da Ufal (1957), professor de Latim da Ufal (1971). No Estado de Alagoas, foi Diretor do Colégio Estadual (1963-86). À época, estudei com ele a disciplina de Português.

Juiz de Direito das Comarca de Cacimbinhas (1986), promovido por merecimento para o Juízo de Direito da segunda Vara da Comarca de União dos Palmares (1991), foi promovido a Juiz da capital (1995). Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (1971), da Academia Alagoana de Letras (1995), foi agraciado com as comendas da Medalha de Ordem do Mérito Ministro Silvério Fernandes de Araújo Jorge, no grau Mérito Ouro, do Tribunal do Trabalho de Alagoas (1994), Desembargador Mário Guimarães, conferido pela Câmara Municipal de Maceió (1995).

Publicou as seguinte obras: Anacoluto (tese de concurso à Cátedra de Língua Portuguesa do Colégio Estadual de Alagoas (1961); monografias: Cultura Política Brasileira (1975), O Nascituro e o Direito de ser assassinado (1988). Conferências: total de 66 sobre Literatura, História de Alagoas e Folclore alagoano. Centenário do Tribunal de Justiça de Alagoas (1992). Afora isso, escreveu várias crônicas no extinto Jornal de Hoje. Diga-se, de passagem, Mestre Aloysio Américo Galvão marcou época, quer como intelectual, quer como magistrado a serviço de Alagoas. Convivi com ele nas festas na Casa de Demócrito Galvão, no vetusto IHGA, noutros sodalícios de relevo.

Homem público probo, inteligente, e, principalmente, humanitário, dele guardo sua fidalga atenção, aconselhamento que muito me ajudou na peleja da vida.

Honra, portanto, integrar a série Construtores de Alagoas inserida na prestimosa Gazeta de Alagoas.

Relacionadas