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Nº 5899
Opinião

Planejamento de transportes e habita��o

| CÂNDIDO R. DE ALBUQUERQUE * Esta semana, duas notícias me motivaram bastante. A primeira, vi na revista Veja, numa matéria sobre transporte, um comentário quase que totalmente igual à comparação que fiz em nosso último artigo sobre os metrôs de São Pau

Por | Edição do dia 18/09/2008 - Matéria atualizada em 18/09/2008 às 00h00

| CÂNDIDO R. DE ALBUQUERQUE * Esta semana, duas notícias me motivaram bastante. A primeira, vi na revista Veja, numa matéria sobre transporte, um comentário quase que totalmente igual à comparação que fiz em nosso último artigo sobre os metrôs de São Paulo e da Cidade do México. A outra, foi a alvissareira declaração do presidente da CBTU sobre a implantação em Maceió do V.L.T. (Veículo Leve sobre Trilhos), que pode transportar em torno mil passageiros por viagem, também cobrado no artigo ao qual me referi acima. Esperamos que a notícia se confirme, principalmente agora, que temos na CBTU uma pessoa da terra, com grande currículo e capacidades incontestáveis. Antes tarde que nunca, pois a realidade é que ela nunca demonstrou interesse em melhorar o sistema de Maceió. Ao contrário, sempre colocou dificuldades. Em 1985, participei com outros técnicos de comissão nomeada pelo governador com este objetivo, e depois, por mais duas vezes, fui membro de outras. Fizemos sugestões, relatórios, reuniões e tudo está como antes. Não havia viabilidade econômica, era a resposta. Não deveria ser assim. Os trilhos após Bebedouro situam-se numa paralela a 1 km do segundo maior destino comercial da cidade (Av. Fernandes Lima), entram no Centro por um extremo do comércio, passam pelo mercado e vão à estação central no outro extremo. É, sem precisar argumentos, uma situação privilegiada. Se o item Transporte tivesse sido observado quando da implantação (décadas de 1970 e 1980) dos conjuntos habitacionais no Tabuleiro, a localização teria sido nas regiões adjacentes à linha férrea, nos hoje Clima Bom, Santos Dumont, Forene, Utinga, Abc, Rio Novo, que juntos somam mais de 17km². Construiria-se estações intermodais no Centro, Mutange, Bebedouro, Fernão Velho, Rio Novo, Satuba e teríamos uma frota de ônibus abastecendo todas elas, (circulares ou com integração tarifária), com bairros, shopping, etc. O metrô do Recife faz integração com 46 linhas de ônibus. Ao contrário dos 6 mil de hoje, a CBTU teria um mercado de mais de 60 mil passageiros/dia; (só a empresa Tropical na linha Rio Largo transporta 12 mil e do Benedito Bentes mais de 25 mil usam ônibus diariamente) e realizaria os investimentos que tanto cobramos. A Av. Fernandes Lima teria grande diminuição de fluxo e os Rios Jacarecica e Pratagy não sofreriam os danos ambientais que têm. (*) É engenheiro civil e diretor da Arsal.

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