.
Construtores de Alagoas LXXVIII .
.

“Ante a violência, confiemos e oremos. Para que o reencontro devolva-nos a paz, a paz de Jesus; restaure-nos a fé, a fé na Justiça Divina, que se faz longe dos olhos humanos, para evitar os laivos da vindita, mas perto dos corações, para ensejar a bênção do perdão, que recria a harmonia interior ”. Frase de Eurides Gomes Porangaba - homem espiritualista, temente a Deus aqui na terra, deixando profundas marcas de suas ações humanitárias.
O paulojacintense Eurides Gomes Porangaba teve uma vida bastante produtiva. Foi administrador de empresa, além de funcionário do Banco do Brasil. Ao lado de Carlos Ramiro Bastos, fundou o extinto Produban, sendo Presidente durante 14 anos. Foi diretor da Codeal, serviu aos governos de Luiz Cavalcante, Gal. João José Batista Tubino (Interventor), Lamenha Filho, Divaldo Suruagy, Afrânio Lages, Guilherme Palmeira, Theobaldo Barbosa e José Tavares.
Exerceu a presidência da Associação Brasileira de Bancos de Desenvolvimento, foi diretor da Associação Latino-americana (ABDE), sediada no Rio de Janeiro, presidente da Associação Brasileira dos Bancos Oficiais Comerciais (ASBACEO), em Brasília, e diretor-executivo da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa.
A fora isso, integrou a Delegação Oficial do Governo Brasileiro ao Seminário Latino-americano sobre Crédito Rural, em San Salvador (1968), e vice-presidente do Centro Espírita William Crooks (CEWC), tendo realizado o Programa Lições de Vida semanalmente. Ao todo, foram 36.000 exemplares dirigidos ao público.
Por outro lado, foi oficial da Reserva, 2º Tenente R2 do Exército Brasileiro, fez curso de Crédito Rural no Ministério da Agricultura (USA), foi assessor da Presidência Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), presidiu o Lions Clube de Maceió, dentre outras atividades profissionais de relevo. Por fim, presidiu a Família Alagoana Down. Marcou, portanto, sua passagem quer como intelectual, quer como homem público probo. Dr. Eurides Porangaba teve uma existência recheada de junções relevantes no Estado de Alagoas, bem como na Cidade Maravilhosa.