loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 07/05/2026 | Ano | Nº 6218
Maceió, AL
30° Tempo
Logo Gazeta de Alagoas Logo Gazeta de Alagoas
Home > Opinião

Videomonitoramento

Tecnologia a favor da segurança em Maceió

Ouvir
Compartilhar

Desde a campanha eleitoral, defendi a implantação de um sistema moderno e eficiente de videomonitoramento para auxiliar no combate à violência e garantir mais proteção para a população. Agora, vejo com satisfação que essa pauta se tornou uma realidade em Maceió, com a implantação de totens de segurança por parte da prefeitura e do governo do estado. Mesmo sendo adversários políticos, ambos os gestores entenderam que a segurança não pode ser partidarizada, e quem ganhou com isso foi o povo.

O uso da tecnologia como aliada no enfrentamento ao crime é um caminho sem volta. O videomonitoramento tem se mostrado uma ferramenta fundamental na prevenção e repressão de crimes em diversas cidades do Brasil. Em São Paulo, o sistema de câmeras inteligentes implantado pela polícia militar ajudou na redução de roubos e furtos em áreas estratégicas da capital. O já conhecido Smart Sampa se tornou um case de sucesso no que diz respeito a prisões realizadas com auxílio da inteligência artificial.

Em Curitiba, um modelo integrado de videomonitoramento contribuiu para uma resposta mais rápida das forças de segurança, resultando em uma queda significativa nos índices criminais. Em Belo Horizonte, as câmeras são utilizadas não apenas para monitoramento policial, mas também para fiscalização do trânsito e prevenção de desastres naturais.

Maceió dá agora um passo importante na mesma direção. Os totens de videomonitoramento instalados tanto pela Prefeitura quanto pelo Governo do Estado, mesmo diante das diferenças políticas existentes entre essas esferas de poder. Essa concorrência saudável na implementação dos totens de segurança fez com que, ao final, quem saísse ganhando fosse a própria população. Essa conquista nossa reforça que políticas públicas efetivas podem e devem ser construídas independentemente de divergências partidárias. A concorrência saudável entre diferentes gestões para trazer melhorias à cidade é benéfica, desde que o foco esteja sempre no bem-estar da população.

Importante frizar que o crime, nosso inimigo em comum, não tem aliança política com nenhum dos lados (e que seja sempre assim).

Portanto, é mais do que necessário uma integração e somatório de forças entre políticas públicas que auxiliam na prevenção à violência, como também o alinhamento de ações entre Governo e Prefeitura em busca de uma segurança melhor para o cidadão.

É fundamental que os gestores públicos e a sociedade civil unam esforços para ampliar a rede de monitoramento, garantindo que cada cidadão se sinta protegido e amparado. É o futuro da segurança pública, um futuro que já começa a se desenhar em nossa cidade e que promete transformar positivamente o cotidiano de todos.

Relacionadas