loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 09/05/2025 | Ano | Nº 5962
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Opinião

Editorial

Paz e unidade

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

A Igreja Católica celebrou ontem a eleição de seu novo pontífice: o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, que adotou o nome de Leão XIV. Sua escolha marca um momento histórico, sendo o primeiro papa dos Estados Unidos e o segundo do continente americano.

Com uma trajetória de mais de 40 anos de serviço missionário no Peru, o novo papa traz consigo uma profunda conexão com a América Latina e uma experiência pastoral enraizada na realidade dos povos periféricos.

Em sua primeira mensagem ao mundo, pronunciada da sacada da Basílica de São Pedro, Leão XIV destacou a necessidade urgente de paz, unidade e diálogo. O líder católico enfatizou a importância de uma Igreja sinodal, próxima dos que sofrem e comprometida com a justiça e a inclusão.

A eleição do novo papa ocorre em um momento de expectativas quanto à continuidade das reformas iniciadas por Francisco, cujo legado de proximidade com os mais necessitados, de reforma da Igreja e de diálogo ecumênico e inter-religioso ressoou profundamente.

Com sua experiência como mediador em divisões eclesiásticas nos Estados Unidos e seu compromisso com a inclusão, espera-se que o novo pontífice dê continuidade ao caminho de transformação e abertura da Igreja Católica.

Relacionadas