loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 10/05/2025 | Ano | Nº 5963
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Opinião

Editorial

Homenagem e reflexão

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Homenagem e reflexão

Neste segundo domingo de maio, celebra-se em várias partes do mundo o Dia das Mães. A efeméride remonta ao início do século XX nos Estados Unidos, quando Anna Jarvis propôs a criação da data em homenagem à sua mãe, Ann Jarvis, ativista social que trabalhou pela melhoria das condições sanitárias e pela paz durante a Guerra Civil Americana. No Brasil, a primeira celebração ocorreu em 1918, em Porto Alegre, mas sua oficialização se deu em 1932. Apesar das homenagens, é fundamental reconhecer as dificuldades enfrentadas pelas mães brasileiras, especialmente as que precisam conciliar trabalho e cuidados com os filhos. A falta de vagas em creches públicas é um dos principais obstáculos: atualmente, cerca de 632 mil crianças estão na fila de espera por uma vaga no País, afetando 44% dos municípios.

Essa carência impacta diretamente a vida das mães, que muitas vezes precisam abrir mão de oportunidades profissionais ou recorrer a soluções informais para poder cuidar dos filhos. A ausência de políticas públicas eficazes nesse setor evidencia a necessidade urgente de investimentos em educação infantil e infraestrutura social.

Neste Dia das Mães, além de celebrar, é essencial refletir sobre as condições que permitam às mulheres exercerem plenamente seus direitos e responsabilidades..

Relacionadas