História
Faculdade de Medicina de Alagoas – 75 anos

Vivi, no último dia 07, uma das manhãs mais lindas da minha vida de médico, no auditório da Universidade Federal de Alagoas, participando da comemoração dos 75 anos da Faculdade de Medicina. Foram momentos grandiosos, comandados pelo dinâmico reitor José Aldo Tonholo, pela vice-reitora, Eliane Aparecida Holanda e pela diretora Ângela Maria Moreira Canuto, que tem conduzido a referida Instituição cm sabedoria, sensibilidade e visão de futuro. Gostaria de citar também, o Dr. João Batista Neto, outro grande organizador do referido evento.
Caminhei nesta Universidade por seis anos da minha juventude, e foram anos inesquecíveis. Foi aqui que me formei homem e médico, cercado de mestres que levo até hoje na lembrança e no coração: Dr. Ib Gatto, Dr. Abelardo Duarte, Dr. Nabuco Lopes, Dr. Simões, Dr. José Mário Mafra, Dr. Mariano Teixeira e tantos outros que me ensinaram mais do que medicina, ensinaram humanidade, caráter e compromisso.
Meus caros amigos, vou guardar com o maior carinho a fotografia daquela manhã. Os anos vão passando e eu ficarei sempre a recordá-la. E cada vez que olhar para ela, direi como Carlos Drumond de Andrade: “É apenas uma fotografia, mas me alegra imensamente o coração.” Momentos inesquecíveis, grandiosos.
Durante a minha vida de acadêmico de medicina, gostaria de citar três médicos que foram meus grandes mestres, são eles: Dr. Lages Filho, Ib Gato Falcão e Adail Pereira. Hoje, passados todos esses anos, estou firmemente convicto de que o exemplo, o meio em que vivemos, os costumes que herdamos, a força de opinião das pessoas que nos cercam e que nos são afetivas, tudo isso influi sobremaneira na formação do nosso caráter.
Meus caros leitores, a vida é um eterno dar e receber, plantar e colher. Durante o exercício da minha profissão, procurei caminhar sorrindo, ofertando de graça o que é tão significativo ao ser humano, que é um sorriso, um abraço, um aperto de mão.
Muito obrigado por esta homenagem tão tocante. Parabéns pelos 75 anos da nossa Universidade Federal de Alagoas, que a UFAL continue sendo um farol para tantos jovens, e que nós, médicos e educadores, continuemos a servir com humildade e amor ao próximo.
Segundo o professor Clementino Fraga, grande mestre brasileiro da Medicina, foi feliz ao dizer: “Bem aventurados os que amam a Medicina e fazem dela a razão de ser de suas vidas”. Somos bem aventurados