loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
domingo, 27/07/2025 | Ano | Nº 6019
Maceió, AL
25° Tempo
Home > Opinião

História

Construtores de Alagoas XCII

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

“Ser educador é manter viva a chama do conhecimento, é dar e receber, numa verdadeira simbiose de experiências de amor e vida. Nasci, vivi e morrerei exercendo o magistério”. Frase lapidar do saudoso professor de Matemática Petrônio Viana (04.03.1925 - Pilar), homem público ético, que abraçou o magistério com a convicção, emérito educador de várias gerações. Foi meu professor no Colégio Estadual de Alagoas e na Universidade Federal de Alagoas. Fomos colegas no Cesmac. Quando se aposentou, a direção pediu-me para saudá-lo naquela noite memorável.

Bacharelou-se em Direito pela Ufal (1951), em Odontologia (1961), fez Licenciatura em Disciplinas Profissionalizantes. Fez curso de Didática (1956), Aperfeiçoamento em Matemática (1956), Didática do Ensino Superior (1971), além de Atualização de Matemática (1972). Exímio mestre em Ciências Exatas, suas aulas deixavam o alunado perfeitamente sintonizado com a sabedoria de expor os temas. Obteve registro de Professor (2 Ciclo) – 1951, registro de professor de Desenho (1954), foi professor titular de Matemática da Ufal, do Cesmac, do Colégio Estadual de Alagoas (1948), de Desenho (1953), Colégio Batista Alagoano (1948), Ginásio Anchieta (1962), Escola Técnica de Comércio de Alagoas (1945) e do SENAI (1950).

Exerceu todas essas atividades professorais com muita dignidade, respeito ao alunado. Inclusive, fora criticado pela sua rigidez, determinação, principalmente na correção das provas. Enfim, homem público e honrado, dotado de conhecimento excepcional quer na Matemática, quer na disciplina Desenho.

Formou várias gerações de economistas, engenheiros e estatísticos a serviço das Alagoas. Suas aulas eram muito animadas. Contava estórias engraçadas, levando as turmas a gargalhadas. Cultivei sua amizade por muitos anos. Almejo que Deus tenha recebido sua bondosa alma na Mansão Celestial.

Imortalizar sua memória, faço com muito carinho e respeito. Lecionou, aposentando-se à altura de sua genialidade. Soube ser educador, professor estimado em todas as escolas em que lecionou. Na Gazeta de Alagoas, semanalmente, neste espaço, destaco aqueles que se empenharam no desenvolvimento educacional de várias gerações. Petrônio Viana figura nos anais da História do Estado de Alagoas.

Relacionadas