loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 02/07/2025 | Ano | Nº 6000
Maceió, AL
24° Tempo
Home > Opinião

História

Construtores de Alagoas XCIV

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

“Lembrar sentenças que não envelhecem, pela sabedoria que encerram, não é pecado; procurar revê-las é virtude, porque como Fausto, de Goethe, podemos repetir: ‘Somente é digno de liberdade e da vida quem sabe cada dia conquista-las’”. Doutor Ib Gatto Falcão, condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Médico (1965), secretário de Planejamento do Estado de Alagoas (1967), autor do Plano de Desenvolvimento do Estado de Alagoas (1969), diretor da Escola de Ciências Médicas de Alagoas (1970-1974), professor Catedrático da Clínica da Faculdade de Medicina de Alagoas, diretor médico da Santa Casa de Misericórdia de Maceió.

Genitor da Senhora D. Juju, casada com o economista Maurício Brêda. Quando faleceu, criei a Comenda Doutor Ib Gatto. Fiz a festa na Casa da Palavra, reunindo mais de trezentas pessoas, cujo patrocínio fora de sua querida filha. Dele, tenho muitas saudades. O maior médico de Alagoas. Articulista de escol nos principais jornais, orador consagrado do seu tempo, sua voz ainda ressoa nos Palácios, na Academia Alagoana de Letras, que dirigiu por muitos anos. Enfim, um grande Construtor de Alagoas, que figura nas memórias da Gazeta de Alagoas. E, portanto, a homenagem é sincera e do coração.

Por onde passou deixou marcas indeléveis, a saber: diretor do Sanatório General Severiano da Fonseca, diretor administrativo do Serviço Social da Indústria em Alagoas, membro do Colégio Internacional de Câncer em São Paulo - Fellow do Colégio Internacional de Cirurgiões, chefe de Clínica Cirúrgica da Fundação Hospitalar da Agroindústria do Açúcar de Alagoas, membro de Comissões Examinadoras dos concursos para docentes de Clínica Cirúrgica da Universidade Federal de Pernambuco.

Doutor Ib Gatto foi, em vida, expoente na Medicina, como também articulista do extinto Jornal de Alagoas, Jornal de Hoje, Revistas Nacionais e estrangeiras.

Homem público probo, honesto no exercício das relevantes funções exercidas ao longo de sua profícua existência. Fundou o CAGB, fora diretor o Hospital dos Usineiros, hoje, Veredas. Sempre atuante, fazendo misericórdias aos pacientes desprovidos de recursos financeiros.

Pelos seus relevantes serviços prestados a Alagoas, recebeu o Diploma em Administração Hospitalar, Professor “ Honoris Causa” do Cesmac, Professor Emérito da Escola de Ciências Médicas de Alagoas. Agraciado com a Medalha Jorge de Lima, foi presidente do Conselho Regional de Medicina de Alagoas (1984), membro do Conselho Estadual de Educação de Alagoas (1985) e Comendador da Ordem do Mérito dos Palmares (1985).

Relacionadas