História
Construtores de Alagoas XCV

“Não podemos, em hipótese alguma, perder a nossa identidade humano-divina: filhos de Deus e irmãos uns dos outros, com todas as consequências daí decorrentes e a nossa adesão sincera e total a essa realidade, capaz de nos fazer alegres em meio à tristeza, pacíficos no turbilhão da atual violência e possível ilha da bondade num mar da maldade ”. De Humberto de Araújo Cavalcanti, meu-ex-professor de Português no antigo Lyceu Alagoano. Relembro a densidade cultural que ostentava o saudoso viçosense que fez parte da “Escola de Viçosa”, integrada pelos Professor Diégues Júnior, Dênis Portela de Mello, Cardeal Avelar Brandão, José Maria de Mello, Monsenhor Cícero de Vasconcelos, Evilásio Torres e outros.
Estudou na Universidade Gregoriana em Roma, onde foi ordenado Sacerdote em 8 de dezembro de 1950. Exerceu o Magistério Secundário, lecionando no Colégio Estadual Moreira e Silva, ingressando, posteriormente, nos Quadros Jurídicos do Estado de Alagoas. Bacharelou-se em Direito pela Ufal, fez Mestrado em Direito pela PUC do Rio de Janeiro. Foi consultor jurídico, Consukltor geral do Estado, procurador de Estado junto ao Tribunal de Contas de Alagoas.
Pertenceu a Academia Alagoana de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, foi chefe de Gabinete da Uufal na gestão do reitor Nabuco Lopes. Orador sacro influente na Igreja, nos sodalícios que pertencera na sua profícua existência.
Descendente de José Amorim Cavalcanti, comerciante de tecidos, e de Moura de Araújo Cavalcanti, professor de Ensino Primário, Humberto de Araújo Cavalcanti é remanescente, com muito orgulho, da estirpe de intelectuais que se notabilizou na “Atenas de Alagoas”.
Dir-se-ia que aprendi o vernáculo herdado de Camões e Bilac. Certa feita, indaguei-o: “Mestre, pretendo ser escritor, que devo fazer? Ele respondeu: “Leia todos os clássicos da Literatura Nacional, inclusive comece pelo Graciliano Ramos, seu dileto conterrâneo”. Hoje, sou jornalista profissional, escritor modesto e, ainda, continuo perseguindo as letras em busca de me aperfeiçoar na Língua Pátria. O ex-Padre Humberto Cavalcanti honrou todos os relevantes cargos que exerceu com ética profissional. Deixou, portanto, marcas indeléveis de sua capacidade intelectual. Descanse em paz sua boa alma!