Vitória
Parabéns, dr. Claudemiro e parabéns nossa Academia Alagoana de Letras

A vitória é o prêmio daqueles que sonham, planejam, persistem, agem, superam as dificuldades e vencem.
Nossa AAL acaba de receber um novel consórcio, preenchendo a recente vaga aberta devido a um fato incomum: há poucos meses, nosso ilustre confrade Dr. Vinícius Maia Nobre, que muito contribuiu para o desenvolvimento do nosso Estado, em diversos cargos que ocupou, solicitou, juntamente com seus familiares, afastamento de nossa AAL. Com mais de 95 anos de idade, nosso insigne consórcio, optou por se afastar da nossa centenária Instituição.
Somos 40 membros, acompanhando o regimento da Academia Brasileira de Letras e baseada na Academia Francesa. Ao falecer um sócio, abre-se uma vaga (neste caso, afastamento), e semanas depois, após publicação em jornal local comunicando a vaga, inscrevem-se os candidatos interessados em ocupá-la.
Assim, realizada o edital, para o preenchimento da vaga, ora desocupada, inscreveram-se 03 abalizados escritores, todos da área jurídica, disputando os 39 votos dos sócios efetivos.
Com 24 sufrágios, elegeu-se o Juiz de Direito Dr. CLAUDEMIRO AVELINO DE SOUZA.
Então, na última quinta-feira, 10 de julho, no salão nobre do Instituto Histórico e Geográfico de AL, tivemos a comemoração de posse do Dr. Claudemiro, na egrégia Academia Alagoana de Letras – AAL., ocupando a cadeira de número 30. Entre músicas e cantos, apresentou-se o Coral do Tribunal de Justiça, emocionando o público com as lendárias músicas: “Aquarela do Brasil” e “Imagine – John Lennon”. Em seguida, o público aplaudiu o brilhante garoto Guilherme Costa, que com apenas 8 anos, a todos comoveu, cantando “Ave-Maria”.
Continuando a magnífica programação, tivemos o Quinteto de Cordas Atrium, acompanhando a voz melodiosa da querida Irina Costa, que encantou a plateia.
Tive a satisfação e o privilégio de fazer a apresentação do distinto homenageado. Possuidor de um extraordinário curriculum vitae, o novo imortal, agora confrade Claudemiro, além de escritor, poeta, historiador, professor, pesquisador, palestrante, atleta, e mais, e mais, detém 13 comendas, 19 diplomas, 40 certificados e inúmeras medalhas!
O ponto alto da comemoração foi a declamação feita pelo recém empossado juiz, com um poema de sua autoria.
Parabéns, amigo Claudemiro! Tenho certeza de que nossa, A.A.L. está mais prestigiada com sua presença.