loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 25/07/2025 | Ano | Nº 6018
Maceió, AL
23° Tempo
Home > Opinião

Editorial

Pacto necessário

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

O encontro de líderes realizado em Santiago do Chile nessa segunda-feira (21), com a presença do Presidente Lula e outros chefes de Estado representa uma tomada de posição em defesa da democracia como valor essencial e princípio inegociável diante das múltiplas ameaças que pairam sobre os sistemas políticos contemporâneos.

Brasil, Chile, Colômbia, Espanha e Uruguai uniram vozes em torno de um compromisso ético e político com o fortalecimento das instituições democráticas e com o multilateralismo, hoje fragilizados pelo avanço da desinformação, da desigualdade social e pela crescente opacidade no uso de tecnologias digitais.

Outro ponto de destaque é o chamado à verdade dos fatos. Em tempos em que as fronteiras entre opinião, manipulação e realidade são diluídas por algoritmos e interesses políticos, reafirmar a integridade da informação torna-se um dever democrático. Nesse sentido, a colaboração proposta para uma governança digital mais transparente é um passo essencial e tardio.

A iniciativa Democracia Sempre deve ser lida como um sinal de alerta e de resistência ativa. Diante das ameaças internas e externas que rondam as democracias, é preciso mais do que palavras: é preciso ação conjunta, coragem institucional e compromisso com o futuro.

Relacionadas