loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sábado, 26/07/2025 | Ano | Nº 6018
Maceió, AL
20° Tempo
Home > Opinião

Editorial

Tensão diplomática

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Medida de caráter claramente político, a iminente sobretaxa de 50% anunciada por Donald Trump sobre exportações brasileiras para os Estados Unidos inaugura uma nova fase de tensão comercial e diplomática entre os dois países.

Enquanto o Brasil busca saídas técnicas e diplomáticas para mitigar os danos, o governo americano avança na construção de uma base legal forçada para justificar a tarifa, mesmo sem a existência de um déficit comercial com o Brasil. A manobra, além de questionável juridicamente, viola o espírito da Organização Mundial do Comércio (OMC) e atenta contra a soberania do País ao vincular sanções econômicas a processos judiciais internos.

Diante dessa pressão, o governo brasileiro acerta ao manter uma postura firme, sem ceder a chantagens, e ao apostar em canais diplomáticos. O desafio maior será evitar uma escalada retaliatória que prejudique empresas e consumidores de ambos os lados.

O tarifaço de Trump vai além da disputa comercial, é um gesto de ingerência política. O Brasil deve, com serenidade e firmeza, reafirmar seus princípios democráticos, recorrer aos organismos internacionais e articular alianças comerciais que reduzam sua vulnerabilidade a esse tipo de pressão. A resposta deve ser à altura da ameaça – com diplomacia, legalidade e defesa intransigente da soberania nacional.

Relacionadas