Editorial
Compromisso permanente

O Brasil ainda colhe frutos amargos de uma cultura que mata: em 2024, foram registrados 1.492 feminicídios e mais de 21,4 milhões de mulheres com 16 anos ou mais sofreram algum tipo de violência no País. Frente a esse cenário, o Ministério das Mulheres lançou a campanha anual e permanente “Agosto Lilás”, símbolo da luta contra a violência doméstica, em especial os feminicídios.
A grande novidade deste ano é a iniciativa do governo alagoano: a criação da política pública estadual “Alagoas Lilás”, convertendo o mês de mobilização em um compromisso contínuo de enfrentamento à violência doméstica e familiar no Estado. Com adesão dos 102 municípios, rede integrada de proteção e apoio do Instituto Natura, Alagoas dá exemplo ao atuar diariamente em defesa da vida das mulheres.
A campanha amplia o alcance das ações já consolidadas, promovendo atividades educativas, rodas de conversa, palestras e rede de acolhimento em todo território alagoano. A iniciativa reverbera o propósito nacional do “Feminicídio Zero”: nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada.
Alagoas, assim, combina legislação, mobilização e acolhimento. Trata-se de transformar leis em prática cotidiana, romper ciclos de violência e garantir que o direito à vida e dignidade seja uma realidade para todas.