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Nº 5899
Opinião

Ele veio, vir� e continua vindo

A vinda do Filho de Deus a terra é de tal imensidão que o Senhor quis prepará-la durante séculos e reservou, através de sua igreja, um tempo próprio para solenizá-la: o advento. Advento, etimologicamente, lembra chegada, expectativa, esperança, espera, a

Por | Edição do dia 16/12/2008 - Matéria atualizada em 16/12/2008 às 00h00

A vinda do Filho de Deus a terra é de tal imensidão que o Senhor quis prepará-la durante séculos e reservou, através de sua igreja, um tempo próprio para solenizá-la: o advento. Advento, etimologicamente, lembra chegada, expectativa, esperança, espera, acolhimento de uma vinda. Recorda, também, que estamos em busca daquela realidade que transcende nossa vida terrena e, ao mesmo tempo, nos fascina. A espera é tanto mais fervorosa quanto maior for o motivo de nossa expectativa. Esperamos o Jesus Cristo, o bem supremo, Aquele que transformou a história humana em história da salvação. Ele está no centro da história da vida humana. O acontecimento fundador que mudou nossa condição humana foi a encarnação de Jesus Cristo, Filho de Deus, que por nós, seres humanos, e por nossa salvação, desceu do céu. Ele assume nossa natureza em tudo, menos no pecado, embora se tenha feito pecado para remir do ser humano o pecado. Cristo entra na história humana e a assume, plenificando-a de tal modo que se torna Senhor da história, ontem, hoje e sempre. Em sua catequese, São Cirilo de Jerusalém, bispo no século IV, afirma: “Anunciaremos a vinda de Cristo, mas não apenas a primeira, senão também a segunda, muito mais gloriosa”. Se a primeira foi revestida de um aspecto de sofrimento, a segunda manifestará a coroa da realeza divina. Na primeira vinda foi Ele envolto em faixas e reclinado num presépio, na segunda será revestido num manto de luz. Na primeira suportou a cruz, sem recusar a ignomínia; na segunda virá cheio virá cheio de glória, cercado da multidão de anjos. Jesus Cristo veio, vem e virá, não apenas numa sucessão de ions de tempo, mas em três dimensões que se relacionam, se explicam mutuamente e se completam. O ontem, o hoje e o amanhã encontram-se num agora eterno. Esses três aspectos do Advento de Cristo interagem na celebração do ano litúrgico e na vida daqueles que o vivenciam. Aquele que veio e que virá é o mesmo que vem no aqui e no agora de nossa salvação. Cristo veio na carne, veio no sacramento e virá na plena visão. O advento convida a sair de si mesmo em busca da promessa: Cristo. Como Abraão é necessário deixar a pátria terrena para usufruir do reino definitivo; como o Povo de Deus, mister se faz ter coragem de abandonar a idolatria do Egito para oferecer, no deserto, sacrifícios ao Senhor, único Deus, antes de alcançar a Terra Prometida, onde correm o leite e o mel. (*) É bispo emérito de Palmeira dos Índios.

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