Comemoração
O dia do Economista

O Dia do Economista foi comemorado na manhã do dia 13.08.25, no Hotel Best Wern Premier, capitaneado pelo Presidente do Corecon-AL, Marcos Antônio Moreira Calheiros, bem como pelo vice-presidente Cleydner Marques de Maurício e Presidente do SINDECON, José Alex. A Casa do Economista instituiu a Comenda Celso Furtado, homenageando os seguintes professores: José Gomes de Melo, Dilmar Camerino, Carlos Bulhões, Silvio Costa e Branca Rosa Silveira de Mendonça Fragoso, filha do imortal Paulo de Castro Silveira. Saudei-a com respeito e consideração, na qualidade de seu ex-aluno da Ufal.
Honrada profissão, integrada pelos economistas Fernando Affonso Collor de Mello, Teotônio Vilela Filho, Manoel Gomes de Barros, Divaldo Suruagy (in memoriam), ex-governadores de Alagoas que muito realizaram em prol do Estado como um todo.
A efeméride, foi comemorada em grande estilo, recheada de proeminentes discursos. Degustou-se lauto café regional servido aos presentes a contento.
O Conselho Federal de Economia (Confecon), instituído pela Lei nº 1.114, de 13 de agosto 1951, em pleno governo constitucionalista de Getúlio Vargas, comemora seus 74 anos arregimentando a categoria como um todo. Na esteira alagoana, consagraram-se os economistas Evilásio Soriano de Cerqueira, ex-secretário de Planejamento no governo de Guilherme Palmeira, Cícero Veiga, meu irmão, que migrou à terra de Fausto Cardoso servindo aos governos Augusto e Albano Franco.
Compareceram à solenidade: o economista José Paulo Gabriel dos Santos, os colegas Ivaldo Pinto, Braga Lira, Cláudio Jorge (agraciado), Sidiney Reis, superintendente do BNB (agraciado com a Comenda Celso Furtado). E, principalmente, o renomado palestrante professor Luiz Alberto Machado que dissecou o tema “Inovação e criatividade, sendo aplaudido pela proeminência econômica.