História
Construtores de Alagoas - CI

Recebi do economista Ulysses Ávila, assessor especial de Guilherme Gracindo Soares Palmeira, filho do Senador Rui Palmeira, o Curriculum Vitae do ex-governador, retratando sua bem-sucedida trajetória política em prol das Alagoas, bem como do Parlamento Nacional. Ele nasceu no dia 25 de dezembro de 1938, Noite de Natal, abençoado pelo Menino Jesus. Formou-se em Direito pela UFRJ (1963), bem como em Sociologia, tendo sido político consagrado em seu tempo. Deputado Estadual (1970-1974), sendo Presidente da Assembleia Legislativa, foi indicado governador de Alagoas (1979-1982).
Nomeou o economista Fernando Affonso Collor de Mello como Prefeito de Maceió. Foi Senador de República (1983-1988, 1991- 1999). Dirigiu o PDS-PFL, consagrando-se como líder nacional. À época em que foi governador, a convite do saudoso professor Evilásio Soriano de Cerqueira, então secretário de Planejamento ingressei como economista do Estado. Especializei-me em Planejamento Governamental, trabalhando 35 anos, 10 meses e 12 horas na então Fiplan. Fui testemunha ocular do operoso governo de Guilherme Palmeira.
Realizou ótima gestão, construindo infraestrutura, e, principalmente, pagou em dia ao funcionalismo público. Ético na função, combateu a corrupção e elevou a performance do Estado de Alagoas como um todo. Exercera dois mandatos de Senador da República: 1983 a 1988 e de 1991 a 1999. Ao deixar o Senado, foi nomeado Conselheiro efetivo do Egrégio Tribunal de Contas da União. Irmão de Vladimir Palmeira, líder estudantil nacional, bem como de Godofredo Palmeira, ex-secretário de Planejamento.
Na História Política alagoana, foi considerado excelente governador do Estado, senador glorioso, encerrando sua vida pública como conselheiro do Tribunal de Contas da União.
A prestimosa Gazeta de Alagoas insere na série Construtores de Alagoas a figura do saudoso Guilherme Palmeira. Fez história com altivez, conciliador, e, sobretudo, homem público probo. Sinto-me recompensado na vida em poder detalhar a história do saudoso político. Em vida, honrou os cargos exercidos, sempre ao lado de Ulysses Ávila, seu principal escudeiro.